Na Rádio Guarda-Chuva você encontra mais de 10 podcasts jornalísticos, com histórias e debates sobre diferentes temas. Em três anos de existência, celebramos mais de 3,5 milhões de downloads. Literatura, ciência, saúde, diversidade e inclusão, sustentabilidade, meio ambiente, política, sociedade, economia e outros grandes assuntos viram episódios em nossos programas. Das histórias amazônicas à desconstrução do tabu que ronda a morte e o luto, a Guarda-Chuva leva até você informação checada e verificada, comprometida com a transformação social.
A Rádio Guarda-Chuva nasceu da união de três podcasts: Finitude, Põe na Estante e Rádio Escafandro se juntaram para fortalecer o jornalismo profissional independente e chegar a cada vez mais ouvintes pelo país. A ideia de ser a primeira rede brasileira de podcasts jornalísticos motivou a busca de novos conteúdos alinhados aos nossos princípios. Trabalhamos em parceria com associados de diferentes partes do país – e também de fora, todos igualmente guiados pela busca de um conteúdo e uma técnica de qualidade.
Aborda questões de envelhecimento, saúde mental, cuidados paliativos, morte e luto. Longe de ser mórbido e buscando desviar dos clichês, o podcast busca o que há de mais arejado em cada área. O programa foca em conteúdo seguro e em acolhimento, com profundas histórias de vida, os melhores e as melhores especialistas em cada área e alguns assuntos raramente tratados na grande mídia. A gente acredita que informação salva e melhora vidas, garante a autonomia de cada indivíduo e deixa todas as cartas na mesa para que a gente possa tomar as melhores decisões de vida. Veja aqui os prêmios e reconhecimentos pelos quais já fomos contemplados.
É um clube do livro em podcast. A cada episódio, a premiada jornalista Gabriela Mayer, apresentadora do Põe na Estante, reúne dois convidados para debater questões e reflexões que nascem de um livro. As temporadas são temáticas e os episódios são quinzenais, na segunda e na última sexta-feira do mês. O Põe na Estante tem mais de 150.000 downloads e mais de 12 mil assinantes só no Spotify.
Em cada episódio, uma investigação jornalística. Um mosaico de entrevistas inéditas, gravações em campo e áudios de arquivo, costurados pela narração do jornalista e escritor Tomás Chiaverini. Os temas são os mais variados e a abordagem é sempre profunda, como um mergulho. Menção honrosa no prêmio Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, a Rádio Escafandro tem dois milhões de downloads e mais de 20 mil ouvintes por semana.
Jornalismo independente sobre a Amazônia ou a partir dela. Histórias contadas pelo jornalista Bruno Tadeu que chegam a ouvintes de todas as regiões do país.
Produzido pela Agência Pública, é um podcast em formato minissérie documental com seis episódios. Conduzido por Ciro Barros, José Cícero e Ricardo Terto, o programa conta no detalhe a história de inocentes que foram encarcerados e revela, ao longo dos episódios, problemas estruturais de injustiça no Brasil.
Em crimes contra a ciência, as vítimas somos todos nós. O podcast traz casos de fraudes científicas que geraram prejuízos para a sociedade e conta como a própria ciência ajudou a contornar essas situações. O projeto é fruto de uma parceria entre a NAV Reportagens, dos jornalistas Felipe Barbosa e Pedro Belo, e os jornalistas especializados em saúde e divulgação científica Thaís Manarini, Theo Ruprecht e Chloé Pinheiro.
O podcast de quem às vezes não encontra lugar no mundo. O jornalista Renan Sukevicius, cofundador da Rádio Guarda-Chuva, conta histórias sobre a diversidade sexual, afetiva e de gênero em episódios no formato narrativo.
Um podcast sobre Diversidade, Equidade e Inclusão (DEI) no Jornalismo. Apresentado por Luana Ibelli, é um espaço em busca de soluções para um jornalismo mais diverso, plural e inclusivo. Uma produção do Portal dos Jornalistas.
Entrevistas com os pioneiros da transformação para uma economia de carbono zero, conduzidas pela jornalista Melina Costa, baseada em Berlim.
Conduzido pelas vozes de Andrea Dip e Clarissa Levy, é um podcast semanal que traz conversas para entender esses tempos tão complexos. Novos episódios às sextas, bem cedinho. Uma produção da Agência Pública, que você já conhece como um dos principais veículos de jornalismo investigativo do país.
Apresentado pelas jornalistas Joana Suarez e Raquel Baster, o programa exercita a escuta de mulheres brasileiras ousadas que modificam vidas, padrões e territórios.
O programa te ajuda a decidir o que assistir. A jornalista Suzana Vidigal garimpa séries e filmes que merecem ser comentados. Os episódios são publicados todas as sextas e em todas as plataformas.
Todos os direitos reservados
Feito com ❤ pela Lina estratégias digitais