icone-verde_escuro

Quem somos

Como tudo começou...

A Rádio Guarda-Chuva nasceu em meio a uma tempestade de informações, com um volumoso surgimento de podcasts brasileiros. Mas aqui embaixo estão conteúdos de qualidade e responsabilidade. Na Rádio Guarda-Chuva você está protegido do temporal de desinformação e achismos. Nascemos em 2019, como a primeira rede brasileira de podcasts jornalísticos, da vontade de fortalecer o jornalismo profissional, promover o trabalho independente e contar histórias que provoquem e transformem. Unimos boa apuração, ferramentas narrativas e qualidade técnica para chegar aos seus ouvidos com credibilidade, respeito e diversidade. Estamos comprometidos com a busca de olhares múltiplos, que agreguem às histórias perspectivas diversas de raça, gênero, corpos, sexualidade, afetividade e território.

Nossos princípios

Design sem nome (2)

Diversidade

Valorizamos a diversidade na equipe e nos conteúdos da Rádio Guarda-Chuva. Somos guiados pela multiplicidade de olhares.

Design sem nome (2)

Credibilidade

As premissas jornalísticas são a base do nosso trabalho. Apuramos, checamos, verificamos e compartilhamos conteúdos seguros, responsáveis e confiáveis.

Design sem nome (2)

Responsabilidade social

Contamos histórias que mudam o mundo. Acreditamos na informação como uma agente transformadora, que melhora e salva vidas, sendo um dos principais caminhos para uma sociedade mais justa e igualitária.

Quem faz

Gabriela Mayer

Fundadora e Diretora de Estratégia e Projetos

Jornalista e crítica literária, é uma das fundadoras da Rádio Guarda-Chuva. Formada em jornalismo pela Cásper Líbero e pós-graduada em globalização e cultura pela FESPSP. É criadora e apresentadora do Põe na Estante, âncora e colunista de literatura da BandNews FM, colunista de literatura e gênero da Revista AzMina e colaboradora de Folha, Quatro cinco um, Piauí e UOL. Foi jurada do Prêmio Jabuti em 2022 na categoria romance literário. No jornalismo, venceu prêmios como Petrobras, Synapsis, Jornalista de Impacto, CICV de Cobertura Humanitária e Especialistas. Foi finalista de honrarias como Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, Comunique-se, CNT, CNBB, Sebrae e Fundação José Luiz Egydio Setúbal.

Matheus Marcolino

Estagiário

Jornalista em formação pela PUC-SP, jovem periférico, amante da comunicação e viciado em podcasts. Técnico em marketing formado pela Etec Martin Luther King, em São Paulo.

Já nos apoiaram

Todos os direitos reservados

Feito com ❤ pela Lina estratégias digitais​